Cristiano


Cristiano Roberto Paganini nasceu no dia 03 de julho de 1986, filho de Ulisses Paganini e Terezinha Périco Paganini. Desde criança esteve junto de seu pai nos ensaios da banda que coordenava, demonstrando de imediato grande interesse por música. Com 9 anos ganhou seu primeiro instrumento musical, um violão, com ele participou do coral municipal durante 2 anos e compõe músicas até hoje.

Sempre apaixonado por instrumentos de percussão, com 11 anos aprendeu a tocar bateria, aos 12 anos já se apresentava em alguns shows do grupo fundado pelo seu pai e em barzinhos com o irmão e amigos.

Quando completou 15 anos, seu pai Ulisses e o amigo Claudio Spricigo, formaram a Família Paganini, Cristiano foi vocalista do grupo durante os dois anos e meio que o grupo esteve ativo.

Um sonho de criança era conhecer a Europa, foi em 2004 que Cristiano, junto de sua família, realizou este grande sonho, morou na Itália e na Alemanha, ficou na Europa até fevereiro de 2006, aprendendo sobre a cultura italiana, sua origem, costumes e tradições.

A Família Paganini, agora composta por Ulisses e seus três filhos, nasceu em 2007, Cristiano é vocalista, violonista e percussionista.

No ano de 2009, lançou seu primeiro CD, chamado “Per Tutti i Gusti” com três músicas de sua autoria, “Siamo Noi”, tornou-se uma das músicas mais executadas em programas italianos do sul do Brasil; além de “Io M’encazzo” e “Voglio Di Piú”.

Em 2010, gravou, juntamente com seus irmãos, o CD ‘’Romã’’, composto por treze faixas autorais em português, sendo oito de sua autoria. Até hoje o grupo não lançou o trabalho, pois foi elaborado para realização profissional.

2011 foi o ano em que gravou o segundo CD pela Família Paganini, intitulado: “Punto e Basta”, neste a música: “Aleluia” foi adaptada à língua italiana e tornou-se a música carro chefe do show italiano 2011/2012.

No ano de 2013 Cristiano gravou seu terceiro CD, intitulado “Felicitá”, compondo a música “ Lá Vá Longa”. Em 2015 foi a vez da gravação do quarto álbum do grupo: ‘’L’italiano’’, Cristiano escreveu ‘’Il Ciarin’’, música que retrata os antigos descendentes que viviam somente com a luz do ‘’ciarin’’. Em 2016 ajudou a tirar do papel o antigo sonho de gravar em casa, especializando-se em mixagem e masterização. Em 2017 gravou seu quarto álbum italiano, já em estúdio próprio, compôs a música ‘’Sempre Insieme’’ música que deu nome ao CD. Atualmente Cristiano está empenhado nos projetos de gravação do CD/DVD ao vivo em comemoração aos 10 anos de Carreira da Família Paganini.