Ulisses


Ulisses Paganini nasceu no dia 28 de outubro de 1958, logo cedo demonstrou interesse por música. Deu seus primeiros passos cantando músicas do folclore italiano com sua família, e mais tarde, ainda criança, músicas caipiras com seu irmão Beto.

Quando completou 16 anos, uma surpresa mudaria sua vida completamente, seu pai Euzébio Paganini, percebendo o amor do filho pela música, comprou um violão para Ulisses. Autodidata, logo aprendeu sozinho a tocar viola e mais tarde acordeon. Durante sete anos Ulisses cantou e tocou na igreja da comunidade onde sua família residia.

Em 1977, quando Ulisses completava 19 anos, Euzébio decidiu investir em equipamentos de som e instrumentos musicais, o objetivo era formar um pequeno grupo musical chamado: “losabipones”. A ideia deu certo, em 1982 o nome do grupo mudou para Musical Paganini, o grupo foi crescendo, assim como sua estrutura. Em pouco tempo foram contratados mais músicos e o grupo era requisitado para tocar nas melhores festas da região sul.

A partir de 1994, Ulisses lecionou música até parar suas atividades no Musical Paganini no ano de1999, no ano seguinte fez a produção musical e arranjos do CD: “Momentos especiais, poemas e canções”, de Natalino Lázare. Em 2001 formou com seus filhos Cristiano e Aline e seu amigo Cláudio Spricigo, um grupo especializado em casamentos e eventos italianos, a Família Paganini.

Apresentaram-se em várias cidades do sul do país, sempre com o intuito de resgatar a cultura italiana. Em 2004 Ulisses resolveu se mudar para a Europa, juntamente com sua esposa Terezinha PéricoPaganini e seus três filhos. Morou na Alemanha e na Itália por dois anos, tempo necessário para estreitar laços com sua origem étnica.

Retornou em 2006 ao Brasil, e em 2007, deu continuidade à Família Paganini, desta vez composta somente por ele e seus três filhos: Giovani, Cristiano e Aline. Desde 2000 Ulisses apresenta-se também em palestras ministradas por: Tadeu Comerlatto, Natalino Lázare e Pedro Pagliarini.

No início de 2009, o primeiro CD do grupo foi lançado, juntamente com novos projetos e desafios, desafios estes que sempre estiveram presentes no decorrer dos mais de 30 anos de carreira deste nobre músico.